Investigação

O nosso objectivo de investigação é desenvolver experiências gastronómicas inovadoras baseadas na Dieta Mediterrânica, promovendo estilos de vida saudáveis e sustentáveis na região do Algarve. Através de uma abordagem multidisciplinar, a equipa de investigação pretende analisar as emoções e sensações associadas às experiências eno-gastronómicas, identificar determinantes da avaliação turística, e testar novos produtos e serviços com a participação de turistas e populações locais. O objectivo final é divulgar os resultados e contribuir para a transferência de conhecimento entre a academia e o sector empresarial para apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Metodologia

A metodologia de investigação, utilizada no HostLab, envolve uma abordagem multifacetada que combina métodos de recolha de dados qualitativos e quantitativos.

A nossa equipa recolhe dados primários através de grupos de discussão, inquéritos e outros meios para obter uma compreensão mais profunda das experiências e percepções do nosso público-alvo, ao mesmo tempo que realiza revisões da literatura e recolha de dados secundários para obter informações sobre as melhores práticas e inovações no domínio da gastronomia e do turismo sustentável.

Para apoiar os nossos dados, utilizamos ferramentas e técnicas como a análise de sentimentos e a extracção de características para descobrir padrões e percepções. Ao longo da nossa investigação, damos prioridade a uma comunicação e divulgação eficazes, utilizando canais como as redes sociais, páginas Web e conferências para partilhar as nossas conclusões e interagir com as partes interessadas.

Resultados

Os esforços inovadores de investigação do HostLab produziram um sistema abrangente para avaliar e acompanhar a sustentabilidade de novas experiências, produtos e serviços associados à Dieta Mediterrânica.
Desenvolvemos um conjunto de indicadores de referência para medir estas novas ofertas, como a criação de rótulos nutricionais económicos.
A utilização da análise de sentimentos tem sido fundamental para identificar novas oportunidades de inovação no sector do turismo e gerir a reputação que lhe está associada.

Através da investigação dos sentimentos dos consumidores, expressos no ambiente digital, o projecto obteve informações valiosas sobre os comportamentos dos potenciais clientes em relação a novos produtos e serviços.

Os laboratórios criativos e as soluções digitais, como uma página Web específica, um inquérito digital e uma análise de sentimentos, facilitaram a partilha dos resultados da investigação e os resultados positivos estão a abrir caminho a estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis na região do Mediterrâneo.